As engrenagens planetárias são um tipo de engrenagem que apresenta alta eficiência na transmissão de torque, além de serem compactas e possuírem baixo nível de ruído. São comumente utilizadas em redutores de velocidade e outros sistemas de transmissão de movimento.
Essas engrenagens são compostas por um conjunto de engrenagens que giram em torno de um eixo central, conhecido como sol. As engrenagens planetárias, por sua vez, são fixadas em um suporte e giram em torno do próprio eixo, ao mesmo tempo que giram em torno do sol. O anel externo, que envolve as engrenagens planetárias e o sol, é fixo.
Dessa forma, quando o sol gira, ele transmite o movimento para as engrenagens planetárias, que giram em torno de seu próprio eixo, e para o anel externo, que é fixo. Esse movimento de rotação é transmitido com alta eficiência, já que as engrenagens planetárias estão sempre engrenadas com o sol e o anel externo.
As engrenagens planetárias apresentam diversas vantagens em relação a outros tipos de engrenagens. Por exemplo, devido ao seu design compacto, são ideais para aplicações onde há restrições de espaço. Além disso, como apresentam menor número de dentes em contato simultâneo, geram menor nível de vibração e ruído.
Outra vantagem é que, devido ao seu design modular, é possível montar conjuntos de engrenagens planetárias em diversas configurações, o que possibilita a transmissão de altas taxas de redução de velocidade.
As engrenagens planetárias são amplamente utilizadas em diversas aplicações industriais, incluindo máquinas-ferramenta, equipamentos de construção, sistemas de transmissão de energia, dentre outras. Além disso, podem ser fabricadas a partir de diversos materiais, como aço, ferro fundido, alumínio, entre outros, o que permite que sejam adaptadas a diferentes aplicações e ambientes de trabalho.