Plano de manutenção de redutores

IMAGENS DE POSTS 1

Plano de manutenção de redutores

 

Em primeiro lugar, para se ter um bom Plano de manutenção de redutores é preciso saber o que são. Redutores de velocidades são equipamentos utilizados na indústria. O objetivo do redutor é reduzir a velocidade de entrada de um motor elétrico para que se consiga uma rotação ideal na saída e um ganho de torque. Por isso cada redutor é projetado com um objetivo principal. Cada um tem uma função, existem diversos modelos no mercado, mas o que os redutores têm incomum é o tempo de vida útil. Entretanto para se ter um tempo de vida útil mais prolongado é preciso fazer um plano de manutenção de redutores.

Com o passar do tempo, conforme a utilização constante, esses equipamentos vão se desgastando e seu tempo de vida útil diminuindo, com isso vem a necessidade de manutenção. A manutenção pode ser feita de duas formas, manutenção de redutores preventiva ou corretiva.

O mais indicado é a manutenção preventiva, embora ela seja a menos utilizada. Com ela a empresa consegue criar um plano de manutenção em redutores. Para poder estar enviando seu equipamento para a manutenção preventiva. Com o plano de manutenção é possível a empresa se programar com antecedência. Organizar uma equipe de mecânicos para estar retirando o equipamento da máquina. Pode estar agendando isso para dias em que a produção é menor, com isso também evita-se prejuízos maiores enquanto a máquina estiver parada.

Outra vantagem do plano de manutenção é a possibilidade de estar fazendo uma manutenção preventiva e não corretiva. A manutenção preventiva além se ser uma manutenção que leva menos tempo é uma manutenção mais barata, com isso a empresa consegue se programar, economizar e ainda manter a manutenção em seus equipamentos em dia.

Aqui vai algumas dicas para se fazer uma boa análise do equipamento:

1. Equipe de manutenção treinada

Para saber como realizar manutenção em redutores primeiro é preciso ter uma equipe de manutenção treinada. Muitas empresas não tem o conhecimento necessário para executar essas funções, por isso deixam essa tarefa nas mãos de empresas especializadas no assunto. Caso precise de uma empresa especializada entre em contato conosco, a VCENGER ENGENHARIA terá um prazer em atente-los.

2. Análise de vibração

Monitore os níveis de vibração do redutor para detectar qualquer anomalia no desempenho do redutor. Um aumento súbito na vibração pode indicar problemas como desalinhamento, desgaste da engrenagem, falha do rolamento ou até mesmo elementos de fixação com folgas.

3. Monitorar a temperatura de trabalho

Verifique a temperatura do redutor regularmente para garantir que não esteja superaquecendo. O superaquecimento pode causar danos aos componentes internos, resultando em reparos caros.

4. Análise de óleo lubrificante

Ao realizar a manutenção em redutores, é preciso fazer a análise do óleo superficialmente para identificar possíveis limalhas no óleo.

5. Ter um plano de manutenção

Ter um plano de manutenção para saber como realizar manutenção em redutores é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Esse plano deve ser montado de acordo com a demanda da sua empresa e seus equipamentos.

Sempre dê prioridade para um plano de manutenção que trabalhe com manutenções preventivas periódicas, pois se houver a necessidade de fazer uma manutenção corretiva o custo será mais alto.

VCENGER ENGENHARIA – Especializada em manutenção de redutores, motoredutores & Usinagem de precisão

A VCENGER ENGENHARIA trabalha em conjunto com seus clientes que optam por fazer um plano de manutenção em redutores constantemente. Entramos em um acordo e marcamos a melhor data e horário para retirar o equipamento na empresa do cliente para fazer uma manutenção preventiva de qualidade.

Quer conhecer mais sobre plano de manutenção de redutores?

Entre em contato (11)2961-7319/(11)98718-7923

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?