Conheça 4 Tipos de redutores

4 tipos de redutores 1

No geral são quatro tipos de redutores, que se diversificam em muitos modelos existentes no mercado.

Redutor planetário

Antes de mais nada um redutor planetário é composto por um conjunto de engrenagens epicicloidais, planetárias e anelar. Podem ser desde um simples redutor planetário (Que já é muito complexo) até um redutor formado por um trem epicicloidal, onde ele é composto por dois ou mais conjuntos epicicloidais.

O redutor planetário tem muitas vantagens. Uma das vantagens que se destacam é a capacidade de se obter altas relações de transmissões com dimensões menores, além disso, a baixa inércia dos componentes mecânicos em redutores deste tipo.

Como as boas vantagens, esses tipos de redutores também vem acompanhado de algumas desvantagens. A sua construção por ser do tipo planetária é considerada muito complexa e requer uma manutenção especializada. Assim também o seu custo de produção e manutenção é mais elevado.

A utilização desses tipos de redutores é mais voltada para projetos específicos. Em conclusão, quando se quer explorar bem as suas vantagens e necessitam de um torque elevado.

Redutor de coroa sem fim

A princípio, redutores de coroa e sem fim são um dos mais utilizados no mercado. Eles tem uma característica específica, os eixos de entrada e saída estão dispostos de forma perpendicular entre si.

O sem fim geralmente é construído em Aço Sae 8620 com tratamento e podem conter de uma até cinco entradas, porém, em alguns casos específicos o número de entrada pode ser maior, depende do projeto em questão e a finalidade para isso. A coroa geralmente é fabricada em Bronze e o número de dentes variam dependendo da redução que se quer atingir no redutor.

Nesse tipo de redutor o caminho de transferência de torque e redução é único, ou seja. Sempre a entrada da rotação vai ser no eixo sem fim e a saída no eixo ou cubo vasado.

Os redutores de rosca sem fim são muito são versáteis e podem ser usados em diversas aplicações. Além de serem de fácil manutenção e terem uma vida útil bastante prolongada.

Redutor de trem de engrenagens

Os redutores de trem de engrenagens mais conhecidos são os de grandes dimensões. São redutores grandes que suportam cargas elevadas e tem um torque alto.

Esses redutores geralmente tem o eixo de entrada e o de saída dispostos de forma paralela. Dessa forma podem conter uma ou duas saídas para uma entrada.

Esses redutores tem um tempo de vida útil bastante elevado e uma manutenção simples. Mas dependendo das dimensões essa manutenção pode custar bastante caro.

Por exemplo, uma aplicação desses redutores são os transportadores.

Redutor de engrenagens cônicas

Esses tipos de redutores de engrenagens cônicas têm uma transmissão por contato angular. Ou seja, nesse tipo de redutor é possível através desse mecanismo mudar o sentido do eixo de entrada e saída.

Os redutores de engrenagens cônicas são conhecidos por serem muito robustos. Suportam potências elevadas e dão conta de solicitações pesadas. Uma de suas características positivas é a transmissão silenciosa por conta de seus dentes helicoidais e retificados. Por outro lado, por conta de sua robustez esses redutores são de difícil manutenção e tem um custo elevado.

VCENGER ENGENHARIA

 

A VCENGER ENGENHARIA é especialista em manutenção desses quatros tipos de redutores de modelos citados, temos uma experiência de mais de 10 anos no mercado de manutenção, e contamos com uma equipe de técnicos juntamente com engenheiros que são capacitados para fazer um laudo preciso do equipamento e fazerem a manutenção de forma ágil e com qualidade de todos os tipos de redutos existentes no mercado. Entramos em um acordo e marcamos a melhor data e horário para retirar o equipamento na empresa do cliente para fazer uma manutenção preventiva ou corretiva de qualidade, dessa forma visamos nos tornar líder no mercado de manutenção de redutores.

QUER CONHECER MAIS SOBRE os tipos DE REDUTORES?

Entre em contato (11)2961-7319/(11)98718-7923

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?